Localiza Seminovos inaugura lojas construídas com blocos de plástico reciclado

Localiza Seminovos inaugura lojas construídas com blocos de plástico reciclado

Tecnologia disruptiva de construção desenvolvida pela Fuplastic utiliza materiais sustentáveis e sistema de encaixe inspirado em blocos de montar. Unidades em São Paulo e Belo Horizonte deram novo destino a mais de 2 toneladas de resíduos plásticos

Localiza Seminovos, segmento de venda de veículos da Localiza&Co, acaba de inaugurar duas lojas construídas por meio de um sistema mais sustentável e que utiliza tecnologia exclusiva e pioneira desenvolvida pela empresa Fuplastic. O método de construção modular consiste na aplicação de blocos feitos com polipropileno reciclado – tipo de plástico que pode ser moldado quando submetido a altas temperaturas – e que são encaixados uns aos outros, como peças de um brinquedo de montar. A construção das lojas – uma no Shopping Tamboré (Barueri, São Paulo) e a outra no Shopping Del Rey, em Belo Horizonte – utilizou mais de duas toneladas de plástico reciclado.

 

Esse método de construção não gera resíduos e ressignifica o plástico ao dar uma nova utilidade ao produto, evitando que seja descartado de forma incorreta. “Além de não gerar resíduo, o método ainda recicla um material que, segundo dados recentes do Pacto Global da ONU, poderia chegar aos oceanos. O estudo aponta que 1/3 do plástico produzido no Brasil corre o risco de ter os mares como destino. Essa dupla vantagem – reduzir e reciclar – está 100% alinhada com a agenda ESG da Localiza&Co que busca eficiência na utilização de recursos, assim como o descarte correto de resíduos”, afirma Daniel Linhares, diretor de Gente da Localiza&Co.

 

Feito a partir da reciclagem de embalagens, brinquedos, peças de automóveis e utensílios como copos e cadeiras, entre outros resíduos de polipropileno, o tijolo dispensa o uso de materiais mais poluentes – como tinta, gesso e cimento -, reduz em 90% o consumo de aço, evita desperdícios – já que as perdas materiais na construção civil podem chegar a 8% do total e as perdas financeiras podem corroer até 30% do capital investido – e ainda diminui em 70% o tempo de implantação da loja por ser um método construtivo industrial, com módulos padronizados que são previamente planejados, fabricados e montados.

 

Além de ser leve, modular, reciclado e reciclável, o bloco também é um material com eficiência acústica e térmica, demandando menor uso de energia elétrica. Por fim, esse tipo de construção emite 90% menos CO2 do que uma construção similar em alvenaria, contribuindo para a estratégia ESG da Localiza de avançar para uma economia de baixo carbono, utilizando recursos de maneira eficiente.

 

“Um dos desafios da área de engenharia da Localiza&Co é apoiar a estratégia ESG da Companhia e, para isso, mantemos um grupo de estudo focado em encontrar soluções que sejam mais sustentáveis, economicamente viáveis e escaláveis. Essa tecnologia de construção entrega esses requisitos e tem potencial para ser um formato replicável em todo o Brasil”, complementa Stefan Zeller, gerente de engenharia da Localiza&Co e idealizador do projeto.

 

Antes da inauguração da loja do Shopping Del Rey, o time de engenharia apresentou para os colaboradores da unidade, detalhando o processo construtivo e o conceito de sustentabilidade que norteou todo o projeto. A iniciativa contribuiu para estimular a consciência ambiental na equipe e disseminar a proposta sustentável entre os clientes.

 

“A equipe está encantada e a loja tem gerado curiosidade entre as pessoas que nos visitam diariamente. Elas querem saber mais sobre a loja e se impressionam quando descobrem que foi feita a partir de resíduos. Essa é uma experiência inspiradora e gera um impacto significativo no consciente dos nossos clientes”, declara o gerente de vendas Localiza Seminovos, Pedro Guilherme.

 

Para além das lojas mais sustentáveis

O projeto de Localiza agrega a outras iniciativas da Companhia que corroboram o seu compromisso com a agenda ambiental visando a eficiência na gestão dos recursos naturais, a destinação adequada dos resíduos e o consumo de energias renováveis.

 

Neste sentido, a L&CO fechou 2022 com crescimento de mais de 50% no uso de energia proveniente de fontes renováveis em comparação com 2021, alcançando a marca de 5 milhões de kWh de energia limpa utilizados em suas agências de aluguel, lojas de seminovos e operações. O resultado positivo deve-se a uma estratégia que contempla diferentes frentes, como a geração distribuída por meio da instalação de placas fotovoltaicas em lojas e agências, por exemplo. Além disso, a Companhia prioriza equipamentos e soluções eficientes como migração de lâmpadas comuns para tecnologia LED, telhados translúcidos, utilização de equipamentos de ar-condicionado inverter, sensoriamento de ambientes e uso de dispositivos que ativam e desativam automaticamente a iluminação.

 

Em relação aos resíduos sólidos, a Localiza&Co busca, constantemente, soluções que evitem o destino para aterros sanitários. Para isso, estabeleceu parcerias com projetos de logística reversa para baterias e vidros automotivos, reciclagem de pneus e para o processo de refino de óleos. No quesito água, a Companhia atua em duas frentes principais: a ampliação e a melhoria contínua da técnica de higienização a seco e a redução do consumo interno, tanto nas agências e filiais, quanto na sede.

 

Com mais de 200 lojas em todo o Brasil, Localiza Seminovos é a maior rede de veículos seminovos do país e disponibiliza veículos de muita qualidade, com todas as revisões e manutenções exigidas pelo fabricante, além de possuir um Certificado de Qualidade que atesta a verificação de 360 itens.

 

Sobre a Localiza&Co

Somos uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo. Companhia de capital aberto listada na B3 e com elevado nível de governança corporativa, a Localiza traz em sua história resultados extraordinários de protagonismo e inovação, sempre com o foco na geração de valor e com visão de longo prazo.

 

Fundada em Belo Horizonte, em 1973, ao longo do tempo consolidou-se como líder de mercado, sendo hoje uma das 25 marcas mais valiosas do país. O compromisso em superar as expectativas dos clientes, aliado à excelência operacional, permite à Companhia oferecer uma variada gama de soluções de mobilidade por meio de mais de 900 pontos físicos de atendimento ao cliente, distribuídos em 6 países da América do Sul, além da forte presença digital.

 

Redes Sociais

Instagram | Facebook | TikTok | YouTube | Spotify | Twitter | Pinterest