Mais da metade dos vereadores de Contagem trocam de partido na janela partidária

Mais da metade dos vereadores de Contagem trocam de partido na janela partidária

Por Leandro Perché

Foi encerrada, na última sexta-feira (05), a janela partidária de 2024. Trata-se do período de 30 dias em que os vereadores podem trocar de partido sem prejuízo do mandato, para que possam concorrer às eleições de outubro por outra legenda. Na Câmara de Contagem, mais da metade dos parlamentares aproveitaram deste período para filiação a uma nova agremiação partidária.

Permanecem no mesmo partido pelo qual foram eleitos, em 2020, os seguintes vereadores: Bruno Barreiro (PV), Daisy Silva (Republicanos), Teteco (MDB), Glória da Aposentadoria (PSDB), Hugo Vilaça (Avante), José Carlos (Avante), Moara Saboia (PT), Silvinha Dudu (PV) e Zé Antônio do Hospital (PT). Já havia mudado de legenda, no decorrer do mandato, Daniel Carvalho (PSD).

Os parlamentares que aproveitaram essa janela partidária para se filiar a uma nova legenda foram: Abne Motta (PRD), Alex Chiodi (União), Arnaldo de Oliveira (Solidariedade), Daniel do Irineu (PSB), Denilson da Juc (Mobiliza), Edgard Guedes (Republicanos), Gegê Marreco (Rede), Léo da Academia (PDT), Pastor Itamar (PRD), Ronaldo Babão (PSB) e Vinícius Faria (PP).

Os únicos vereadores que falaram em plenário sobre sua mudança de partido foram Vinícius Faria e Pastor Itamar. O primeiro aproveitou a reunião ordinária da última semana para agradecer ao Republicanos e a seus líderes pelos quatro anos de acolhida; e para se comprometer com o novo desafio como presidente municipal do partido Progressistas, “formando uma chapa competitiva e tendo voz ativa na discussão da política de Contagem”.

Nesta semana, foi a vez de Pastor Itamar usar a palavra no grande expediente da plenária para externar sua gratidão com o PSC e a alegria em iniciar a trajetória no PRD. “Quero agradecer o tempo que servi à cidade pelo Partido Social Cristão, aos seus líderes, diretores e a todos que tive o prazer de conviver. O partido foi extinto e incorporado pelo Podemos e, nesta janela, buscamos uma nova legenda que estivesse alinhada com os princípios cristãos, de família e de direita, que busca melhor qualidade de vida para a nossa cidade”, pontuou.

Confira a lista de vereadores e seus respectivos partidos no site da Câmara.