Mais fiscalização: Guarda Civil combate cativeiro de aves e poda ilegal árvores

Mais fiscalização: Guarda Civil combate cativeiro de aves e poda ilegal árvores

Os integrantes do Grupamento Ambiental (GPA) da Guarda Civil, vinculados à Secretaria Municipal de Defesa Social, realizaram um patrulhamento preventivo, em local de preservação, na região de Vargem das Flores, na última segunda-feira (24/7). Durante a operação, os agentes visualizaram dois indivíduos, um em cima de uma árvore utilizando uma motosserra e outro ao solo cortando os galhos.

Diante da situação, eles foram abordados e indagados sobre a ação e o possível cometimento de crime de caráter ambiental. Pelos fatos vistos e respostas dadas, foi foi dada voz de prisão a ambos. “A Guarda Civil de Contagem tem se empenhado de forma integrada nas ações ambientais. Contamos com uma equipe capacitada para monitorar áreas de preservação”, explicou a comandante da Guarda, Anita de Carvalho.

Posteriormente foi verificado, ainda, que no local havia uma ave silvestre (periquitão-maracanã), sem a devida documentação prevista. Também por isso, os suspeitos foram encaminhados à autoridade policial para as devidas providências.

A fim de combater o vandalismo nos equipamentos públicos municipais, a Prefeitura de Contagem lançou o “Disque Denúncia”. O canal  é via WhatsApp pelo número (31) 97306-4423, atendimento 24 horas e foi criado, principalmente, para coibir furtos, além da receptação de fios e cabos de energia e telefonia.

A denúncia pode ser feita de forma anônima, incluindo o envio de vídeos, áudios, fotos e imagens. Além do Disque Denúncia, o número 153 da Guarda Civil de Contagem continua funcionando.

Autor: Repórter: Leonardo Melo / Edição: João Cavalcanti