Mercado de franquias em Minas cresce 28% no 1º semestre de 2023

Mercado de franquias em Minas cresce 28% no 1º semestre de 2023

Minas Gerais, outubro de 2023: Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, o mercado de franquias no País segue aquecido. Neste primeiro semestre ante igual período de 2022, a alta foi de 15,0%, com um faturamento que avançou de R$ 91,432 bilhões para R$ 105,107 bilhões. No acumulado dos últimos 12 meses, a receita chegou a R$ 225,163 bilhões.

 

O Estado de Minas Gerais segue num cenário com resultados superiores a média nacional. O setor no Estado faturou mais de R$ 9,1 bilhões no 1º semestre de 2023, um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já em número de operações, o mercado de franquias mineiro expandiu 2,3%, chegando a cerca de 17 mil unidades.

 

Tradicional porta de entrada para o mercado de trabalho, o setor de franquias no Brasil totalizou aproximadamente 1,612 milhão de pessoas empregadas diretamente. Em Minas, esse índice corresponde a uma alta de 7,1%, somando um total de mais de 142 mil vagas formais preenchidas.

 

Os bons resultados demostram a recuperação do setor e da economia mineira além de evidenciar a alta procura das marcas de franquias pelo Estado. Para debater e levar ao conhecimento dos empresários locais esses numeros, Associação Brasileira de Franchising (ABF) reúne os associados mineiros no próximo dia 06 de outubro, na sede da rede Kopenhagen na cidade de Extrema para debaterem as oportunidades, os desafios e as tendências do Franchising.

 

Além de representantes da rede, o encontro exclusivo para associados, também terá apresentação de cases, exemplos de gestão e expansão e contará com a presença do diretor regional de Minas Gerais Antônio Bertoletto (Clube da Permuta), da vice-presidente da ABF Nacional Adriana Auriemo (Nutty Bavarian), da diretora Executiva da ABF, Fabiana Estrela, do diretor Internacional da ABF, Nathan Baril, entre outros.

 

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 211,488 bilhões em 2022, mais de 184 mil operações e cerca de 3.000 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Atualmente com cerca de 1.650 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Legenda da foto em destaque:

Os bons resultados demostram a recuperação do setor e da economia mineira. A ABF reúne associados em Extrema, na sede da Kopenhagen no dia 06/10 para debater sobre o desempenho do setor