MULHERES NA IDADE LONGEVA APRESENTAM DANÇA CIGANA EM CONTAGEM

MULHERES NA IDADE LONGEVA APRESENTAM DANÇA CIGANA EM CONTAGEM
Apresentação é fruto das aulas ministradas por Juliana Costa e vai acontecer no dia 9, às 18h

Mulheres na idade longeva, durante três meses, mergulharam na tradição e no encanto da dança cigana. Agora, chegou a hora de elas mostrarem o resultado dessa imersão. Neste sábado (9), no Sesc Contagem (rua Padre José Maria de Man, 806, Novo Riacho), a partir das 18h, a turma do projeto “Optchá: Dança Cigana Artística”, assinado pela bailarina Juliana Costa, vai subir ao palco para uma apresentação empoderada, que traz à tona a cultura cigana e que ainda mostra que a dança é para todos e todas.

“O objetivo (da oficina) foi divulgar a dança e um pouco da cultura cigana por meio da arte, assim como os benefícios que a dança cigana promove: o bem-estar físico e mental, aliviando o stress e também a tensão, elevando a autoestima e causando o  empoderamento”, explica Juliana, que ministrou as aulas entre abril e junho deste ano, na cidade de Contagem, na região metropolitana de BH, para sete alunas.

Patrocinado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Edital 001/21 Movimenta Cultura), da Prefeitura de Contagem, a apresentação “Sarau Cigano: Optchá: Dança Cigana Artística” trabalhou com as alunas movimentos de saia, mãos e braços, além de leque e xale. No palco, segundo Juliana, o público vai encontrar “a alegria e o encanto das participantes com a dança cigana artística”, frisa ela.

Para Juliana, o “Sarau Cigano” será mais um tijolo na construção de um novo cenário e reconhecimento para a dança cigana. “Além de alcançar um público maior, despertando cada vez mais o interesse e o respeito pela dança e pela cultura cigana, o projeto prova que não tem idade e nem restrições para dançar, para aprender algo novo”, narra ela, que começou a trajetória na dança cigana em 2006, após descobri-la em um evento místico.

“Pra mim, a dança cigana é um mundo de possibilidades! Por cada lugar que os ciganos passaram, agregaram parte da cultura local à sua própria cultura e costumes e isso também aconteceu com a dança, então, temos dança cigana da Rússia, da Espanha, da Turquia. É um mundo à parte na dança!! Ela é extremamente rica”, finaliza Juliana.

Serviço

Sarau Cigano – Optchá: Dança Cigana Artística

Sábado (9), a partir das 18h

Sesc Contagem (rua Padre José Maria de Man, 806, Novo Riacho)

Entrada franca

Colocar o nome na lista pelo telefone: (31) 2108-4530.

FELIPE PEDROSA – JORNALISTA/ASSESSOR DE IMPRENSA
Foto: Andreza Coutinho