Muros de contenção: mais segurança e empregos para os cidadãos de Contagem

Muros de contenção: mais segurança e empregos para os cidadãos de Contagem

As obras de contenção de encostas realizadas em vários pontos da cidade seguem avançando. A ação da Prefeitura de Contagem visa eliminar os riscos de desabamentos em períodos de chuva e devolver a tranquilidade para as famílias que moram em áreas afetadas.

Além de proporcionar mais segurança para os cidadãos contagenses, as obras também têm gerado emprego e renda para a comunidade local, já que trabalhadores contratados são moradores dos territórios que estão recebendo as intervenções.

Estão sendo construídos 114 muros de arrimo, em sete localidades nas regiões Sede e Vargem das Flores: 42 na Vila Soledade, 22 na Vila Beira Campo, seis na Vila Estaleiro 1A e sete na Vila Estaleiro 1B, em Vargem das Flores; além de 10 na Vila Barroquinha A, 10 na Vila Barroquinha B, e quatro na Vila Riachinho, esses, na Sede.

Na Vila Soledade, os muros possuem 1,60, 1,80, 3, 4 e 5 metros de altura. No local, serão executados os serviços de iluminação pública, a reforma da escada com corrimãos em um dos pontos do bairro, além de pavimentação. O pedido dos moradores para instalar uma área de lazer para as crianças da vila foi acolhido e está em fase de estudos pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos – Semobs.

Na Vila Beira Campo, os muros têm altura de 1,60, 1,80, 3, 4 e 5 metros. Na Riachinho, 3 e 5 metros, e nas duas sessões da Vila Barroquinha as medidas variam de 1,60m a 3 metros. Além da edificação dos muros, o pacote de obras contempla também a execução de serviços de retaludamento, obras complementares de drenagem pluvial, adequação das redes de esgotamento sanitário das moradias existentes e, ao final, a pavimentação asfáltica. Os investimentos neste projeto giram em torno de R$12 milhões, com previsão de término no segundo semestre de 2022.

Autor:Rômulo Abreu