Música regional será um dos destaques Festival de Folclore de Jequitibá (MG)

Música regional será um dos destaques Festival de Folclore de Jequitibá (MG)

Chico Lobo, Orquestra Mineira de Viola Caipira, Bruna Viola, Vilmar da Lapinha, Banda Tira o Pé, Banda Maraká e Banda Caloi Cross serão as atrações musicais de 11 a 14 de setembro

Jequitibá, conhecida como a “Capital mineira do Folclore” e localizada a 30 km de Sete Lagoas e a 100 km de Belo Horizonte, se transformará no epicentro da cultura popular brasileira com a realização do tradicional Festival de Folclore de Jequitibá. O evento, que neste ano chega à sua 35ª edição, promete encantar turistas e moradores com uma vasta programação gratuita de 11 a 14 de setembro, com música, dança, oficinas, gastronomia e apresentações de grupos folclóricos. Será uma retrospectiva da trajetória da festa que tem um papel fundamental na promoção e salvaguarda da cultura popular mineira.

A música será um dos pontos altos do festival. A cada ano o intercâmbio entre todas as manifestações da cultura popular é intensificado com a participação de bandas e artistas da cena musical nacional e regional.

Os shows começam no dia de abertura do festival, quinta, 11, com apresentações da Orquestra Mineira de Viola Caipira (Sete Lagoas-MG), às 21h, e depois, a Banda Maraká (Jequitibá-MG), às 23h. Na sexta-feira, 12, o público poderá prestigiar Vilmar da Lapinha (Santana do Riacho -MG) e banda, às 21h, e Banda Tira o Pé (Recife-PE), às 22h30.

A programação continua a todo vapor no sábado, dia 13. No palco, será a vez do violeiro Chico Lobo (São João Del Rei) e banda, às 21h, e, na sequência, o destaque será Bruna Viola (Cuiabá – MT).  A noite será dedicada à música de raiz.

Já no domingo, 14 de setembro, a festa se encerra em grande estilo com apresentação da Banda Caloi Cross (Jequitibá – MG), cujo um dos integrantes é filho de Geraldo de Jonas (in memoriam), que deu início ao festival. O grupo se apresenta às 17h.

Além disso, os visitantes serão envolvidos pelos cânticos e sons característicos dos grupos folclóricos, como congos, catiras, lavadeiras, folias de reis, entre outros. Haverá também músicas e danças dos alunos da escola municipal, que mostram a importância de repassar os saberes e práticas culturais que compõem a identidade da cidade às novas gerações.

Informações sobre a programação completa do festival podem ser obtidas no Instagram (@folclorejequitiba). O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Jequitibá. A produção executiva é da Az Produções.

 

Texto e foto: Ivana Andrade