No mês do Orgulho LGBT, encontro debate violência de gênero, inclusão e direitos da comunidade LGBTQIA+

No mês do Orgulho LGBT, encontro debate violência de gênero, inclusão e direitos da comunidade LGBTQIA+

Nesta segunda-feira (6/6), o Conselho Municipal dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais – COMDLGBT se reuniu na UNA Contagem para celebrar o mês do Orgulho LGBT.

O encontro contou com a presença da advogada criminalista Ariane Martins, da ativista e militante da causa, Gisella Lima, que conversaram sobre o tema da violência de gênero de mulheres trans e travestis. “O debate no conselho LGBT de Contagem foi muito importante, pois reforça o compromisso social que o conselho tem. Hoje tivemos um relato de uma estudante trans que está tendo seus direitos negados numa instituição de ensino e tenho certeza que, com a acolhida aqui, hoje, vamos continuar juntos combatendo a LGBTfobia”, afirmou Gisella Lima.

Michelli Mara, mulher trans, estudante de 18 anos, relatou passar por transfobia no ambiente escolar na rede particular e sua luta diária na busca constante pelos seus direitos e respeito. “Temos aqui no conselho um ponto de esperança, quando outras pessoas abraçam a nossa luta, que é de todos e todas, temos que pensar coletivamente para mudarmos o mundo, aqui me senti muito acolhida, grata e esperançosa. Tenho 18 anos, e mesmo assim me considero mãe de muitas meninas trans que passam por desafios e não têm o suporte familiar, que graças a Deus eu tenho. A minha luta é, sobretudo, por aquelas que ainda estão por vir. Busque as redes de apoio, nós precisamos nos unir”, afirmou.

Durante o encontro ocorreram as apresentações das artistas Evellyn Loren, mulher trans, presidenta do Cellos Contagem e ganhadora do prêmio Milton de Freitas 2021; e da Nickary Aycker, artista drag queen transformista e atriz.

COMDLGBT

O conselho LGBT tem como missão construir um projeto democrático que fomente, em conjunto, políticas públicas e sociais voltadas a atender a população LGBT de Contagem em toda a sua pluralidade. O conselho é um órgão deliberativo e paritário, composto por nove membros titulares e nove membros suplentes, representantes da Sociedade Civil e do Executivo.

Mês do Orgulho LGBT

Junho é o período no qual a diversidade e a representatividade LGBTQIA+ entra em pauta e ganha mais força. Em 1969, um protesto, contra a violência policial às pessoas da comunidade LGBT ocorrida em um bar nos Estados Unidos, fez surgir a primeira luta marcante e que deu início ao enfrentamento a LGBTfobia. Nesse sentido, o mês de junho é dedicado a ampliar, ainda mais, o debate e campanhas de conscientização sobre os direitos LGBT.

As reuniões do COMDLGBT acontecem todas as primeiras segundas-feiras do mês e são abertas para toda a população. Para mais informações o telefone de contato é 31 3911-9394, ou pelo e-mail: conselho.lgbt@contagem.mg.gov.br.

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

Fotos: João Pedro Alcântara

Autor: Isabela Melo