Contagem ganha mais um aliado na educação política dos estudantes

Contagem ganha mais um aliado na educação política dos estudantes

Por Leandro Perché

A Câmara de Contagem tem se destacado nos últimos anos por seus projetos voltados para a educação cidadã e a formação política de crianças e jovens. Um exemplo é o “Câmara Aberta” – programa da Escola do Legislativo que recebe estudantes interessados em conhecer a Câmara e o trabalho dos vereadores – já foi agraciado com o prêmio Cidades Inteligentes, no Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades.

Nesta terça-feira (07/06), os vereadores aprovaram, por unanimidade, mais um projeto de lei (PL) que contribui para a formação de uma consciência cidadã nos pequenos contagenses e para fomentar seu interesse pela política.  Trata-se do PL 117/2022, proposto pelo presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), que dispõe sobre o Dia do Vereador Mirim em Contagem.

A proposição altera a Lei 4328, do ano de 2010, do mesmo autor, e determina a realização de uma sessão solene na Câmara, no mês de outubro, com a participação de 21 vereadores mirins, escolhidos entre estudantes do ensino fundamental II da rede municipal de ensino. Os representantes serão definidos pela Secretaria de Educação, junto com as escolas municipais, proporcionalmente ao número de unidades de ensino por regional.

Os vereadores mirins realizarão, no dia estipulado, atividades orientadas na Câmara, incluindo a participação em uma reunião plenária simulada. E todos os documentos aprovados por eles serão encaminhados à Diretoria Legislativa e aos órgãos competentes. Ao final, os 21 estudantes receberão certificado.

“É uma iniciativa importante para que, desde a infância, possamos formar uma consciência política, mostrar a importância de acompanhar a vida política e as ações do Legislativo, e valorizar e reconhecer a atuação do vereador no debate e solução dos problemas da cidade. Será realizado já no próximo mês de outubro em alusão à semana da criança e dos professores, buscando mobilizar e engajar os estudantes a exercer a cidadania”, destaca Chiodi.

Aprovada em dois turnos e redação final, a proposição segue para a Prefeitura de Contagem e, caso seja sancionada, passa a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município.

Fotos: Cleide Amaral e Leandro Perché