Parque Fernão Dias amplia visitação e registra aumento superior a 1600% em abril

Parque Fernão Dias amplia visitação e registra aumento superior a 1600% em abril

A Área de Proteção Ambiental – APA Parque Fernão Dias ampliou a visitação de pessoas e registrou um aumento superior a 1.600%. De 258 pessoas que visitaram a unidade em janeiro passou para 4.591 pessoas em abril. Os resultados positivos se devem às diversas ações que vêm sendo realizadas pela Prefeitura de Contagem em parceria com o Instituto Estadual de Florestas – IEF  e o governo estadual.

Desde a reabertura do Parque Fernão Dias, em  agosto de 2020, foram realizadas várias ações para atrair o público, como manutenções de capina e limpeza,  demolição de estruturas já condenadas,  reforma da portaria, cercamento, implantação de diversas estruturas, como bebedouros e duchas,  e adotada a portaria 24 horas.

 Além disso, a Prefeitura tem buscado parcerias para a realização de  melhorias dos espaços, como a empresa Marelli – Automotive Lighting, que doou um novo parque infantil (playground)  e  viabilizou a instalação.

Foto: Newton Castro Resende

Atualmente, centenas de pessoas frequentam a APA Parque Fernão Dias, regularmente, seja para práticas esportivas ou atividades culturais que são promovidas no local também pela Prefeitura de Contagem. Entre os visitantes, estão antigos frequentadores que possuem uma memória afetiva e novas pessoas que estão construindo histórias no parque, que é uma das áreas verdes mais importantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Conforme o diretor de Parques e Jardins de Contagem, Rafael Mendes, a crescente nas visitações são derivadas do trabalho realizado. “Estamos fazendo uma programação muito bacana e atrativa para as pessoas no Fernão Dias. Teremos o “Sarau Ecológico”, o “Domingo no Parque”, com a presença de barraquinhas do Programa Economia Solidária, oficinas, dentre outras atividades esportivas e culturais. Um atrativo para que o público tenha vontade de visitá-lo”, informou Rafael.

A área da APA Parque Fernão Dias foi criada pela lei estadual 22.428/2016, após ficar fechada por cerca de dez anos. Ela abriga biomas da Mata Atlântica e Cerrado, além de ser um divisor das bacias dos rios Paraopeba e das Velhas.

Projetos em andamento4

Fotos: Newton Castro Resende/PMC

Nesta semana, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável começou as intervenções para implementação da “Trilha dos Sentidos”, que será realizada em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Cefet-MG, oferecendo monitores e capacitando também os servidores da Semad.

A trilha terá como objetivo aguçar os sentidos dos visitantes como o tato e a audição, já que eles estarão vendados. Além de despertar nos visitantes a percepção ambiental. A “Trilha dos Sentidos” terá uma rota de 80 metros e será inaugurada durante a Semana do Meio Ambiente, em junho.

Outro projeto é a implantação da “Tenda de Eventos”. A construção do local está sendo realizada pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, que está montando um espaço de 500 metros para sediar o Programa “Diversão em Cena”, da Secretaria de Cultura em parceria com a empresa Belgo Berkaert.

O espetáculo de estreia tem previsão para o dia 27 de maio. O projeto será realizado a cada 15 dias com duração até o mês de novembro. A tenda instalada também ficará disponível para os usuários do parque e realização de eventos.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão Mesquita, as ações, projetos e parcerias são fundamentais para que a população visite o parque e torná-lo mais atraente, já que o Fernão Dias é um importante espaço de preservação ambiental, lazer, atividades esportivas e culturais na região metropolitana.

“São novos passos que estão sendo dados para transformar a APA Parque Fernão Dias em um ponto de encontro da Grande BH. Estamos trabalhando para que a visitação se mantenha e cresça a cada dia. Entendemos que quanto mais o parque for visitado, teremos cada vez menos problemas de vandalismo, quebra de cercas e incêndios”, lembrou.

A secretaria afirmou que, recentemente, a Fiemg assinou com a Semad o plano de trabalho para a realização de mais melhorias no local. As intervenções serão iniciadas em breve. A previsão é que sejam instaladas área de convivência e feita a reforma de algumas quadras.

Foto: Luci Sallum/PMC

Além disso, para agosto deste ano existe a previsão de uso da pista de bicicross do parque em forma de evento, já que a APA Parque Fernão Dias vai sediar a Copa Brasil de Mountain Bike Kids, em que participantes entre 2 e 15 anos competem.

A APA Parque Fernão Dias conta  com o primeiro velódromo de Minas e o terceiro do Brasil, que deverá passar por revitalização após outras melhorias serem realizadas no local.

Segundo o IEF, em outubro deste ano será realizada uma oficina de elaboração do Plano de Manejo, um documento importante para a conservação das unidades. O diagnóstico de pré-zoneamento já foi realizado e está prevista uma oficina de planejamento com a participação da população.

Segurança

Foto: Newton Castro Resende/PMC

Na última sexta-feira (6/5), foi realizado um ato simbólico na APA Parque Fernão Dias para apresentar o veículo que fará o monitoramento da área. O carro foi cedido por parte do Governo do Estado para a administração municipal.

“Esse veículo apoiará o trabalho do gerente do parque e irá ajudar, principalmente, no  monitoramento da área que conta com 98,45 hectares. Será muito importante na prevenção de invasões e danos na unidade”, afirma Maria Thereza Camisão.

Foto da imagem em destaque: Luci Sallum

Autor: Repórter Mila Silva