Procon alerta consumidores sobre mudanças nos postos de combustível

Procon alerta consumidores sobre mudanças nos postos de combustível

Entrou em vigor, no último sábado (7/5), a resolução ANP Nº 858, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, que institui que o preço por litro de todos os combustíveis comercializados nos postos devem ser exibidos com apenas duas casas decimais, e não com três, como era o antigo padrão.

Segundo a superintendente do Procon Contagem, Silvania Silva dos Santos, “o objetivo, de acordo com ANP, é proporcionar maior clareza para o consumidor e precisão dos preços, sendo que a nova forma é compatível com expressão numérica da moeda brasileira, além de proporcionar maior facilidade na hora de realizar a pesquisa de valores”.

A superintendente também chama atenção para as especificidades no que se refere às bombas de combustível. “Em relação ao visor da bomba, permanecerão os três dígitos, mas o último número deve ser o zero e deverá estar travado”. Dessa forma, é necessário que o consumidor fique atento no momento do abastecimento, para observar se realmente a última casa decimal está zerada,  caso contrário, o mesmo pagará um valor maior do que o valor que o exposto no painel”.

Uma das funções do Procon Contagem é fiscalizar se os preços estão visíveis ao consumidor. Se o valor cobrado é semelhante ao valor anunciado e se os valores de combustíveis estão sendo passados de forma clara ao consumidor, zelando sempre pela transparência da informação. Os fiscais do Procon têm atuado nos postos de combustíveis das regiões de Contagem, fiscalizando e orientando para que cumpram com as devidas alterações.

Contato:

O consumidor, fornecedor ou vendedor que quiser receber orientação, tirar dúvidas, enviar denúncias e demais, podem enviar e-mail para o Procon Contagem no endereço “procon@contagem.mg.gov.br”.

O Procon Contagem também conta com um canal de denúncias no aplicativo WhatsApp. As denúncias de fiscalização devem ser feitas pelo número (31) 98979-4168 – atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Autor:Estagiário João Pedro Alcântara sob supervisão de Isabela Souza