Grande Cadastro da EJA mobiliza contagenses acima dos 15 anos que ainda não completaram o Ensino Fundamental

Grande Cadastro da EJA mobiliza contagenses acima dos 15 anos que ainda não completaram o Ensino Fundamental

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação de Contagem promovem, no mês de maio, o Grande Cadastro da Educação de Jovens e Adultos – EJA na cidade. A ação é voltada a todas as pessoas com 15 anos ou mais que ainda não concluíram o Ensino Fundamental.

O objetivo da ação é identificar e mapear o público-alvo da EJA, de forma a expandir e potencializar o atendimento para a Educação de Jovens e Adultos. A expectativa é atender as pessoas na Escola Municipal mais próxima de sua casa ou trabalho.

Em Contagem, considerando a projeção populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, existem aproximadamente 200 mil pessoas analfabetas ou com Ensino Fundamental incompleto.

A ocorrência da pandemia da Covid-19 e a consequente dificuldade enfrentada pela população, seja pela falta de emprego ou pela necessidade de se priorizar as necessidades básicas familiares, ocasionaram, também, o afastamento de muitas pessoas do ambiente escolar e da possibilidade de conclusão dos estudos.

Desta forma, a realização do Grande Cadastro da EJA é uma ação importante para mobilizar a comunidade a retornar ao ambiente escolar e facilitar o acesso às escolas, ao ensino e à conclusão de uma etapa nos estudos de jovens e adultos.

Cadastro

O Cadastro da Educação de Jovens e Adultos poderá ser feito de forma online, conforme link disponibilizado abaixo, ou com o preenchimento de formulário presencial, disponibilizado em todas as unidades das Escolas Municipais, Centros Municipais de Educação Infantil – Cemeis, Fundação de Ensino de Contagem – Funec, Centros de Referência da Assistência Social – Cras, Regionais Administrativas e a Banca Itinerante que vai percorrer as feiras da cidade e metrô. Também haverá equipes percorrendo ocupações, empresas e sindicatos da cidade.

No ato do cadastro é possível indicar qualquer uma das 70 unidades de Escolas Municipais para receber o atendimento da EJA, em todas as regionais da cidade.

Link para cadastro da EJA:

https://survey123.arcgis.com/share/b7a08c3a72e541f9adfc00818498a8f3?portalUrl=https://geoprocessamento.contagem.mg.gov.br/portal

Fernando Dutra

Assessoria de Imprensa

Secretaria Municipal de Educação de Contagem – Seduc

Fundação de Ensino de Contagem – Funec