PEÇA ‘A PAIXÃO DE TITO’ RETRATA A INTENSA TRAJETÓRIA DO RELIGIOSO E MILITANTE FREI TITO DE ALENCAR LIMA

PEÇA ‘A PAIXÃO DE TITO’ RETRATA A INTENSA TRAJETÓRIA DO RELIGIOSO E MILITANTE FREI TITO DE ALENCAR LIMA

Espetáculo, protagonizado por Gabriel Castro Cavalcante, poderá ser visto de graça no
Espaço Trama de Teatro, em Contagem, neste sábado, 4/11, às 19h

A peça “A Paixão de Tito”, protagonizada pelo ator Gabriel Castro Cavalcante e dirigida por Juarez Guimarães Dias, é a derradeira apresentação da segunda temporada da ação “Tarde no Trama”. O espetáculo será encenado neste sábado, 4/11, às 19h, no Espaço Trama de Teatro (rua Antônio Augusto, 150, N. Senhora de Fátima), em Contagem. A entrada é franca, e a classificação é 12 anos.

A peça, que tem circulado e feito sucesso por diversas cidades brasileiras, é uma homenagem à memória de Frei Tito de Alencar Lima — cearense, militante e dominicano, cuja trajetória foi marcada por prisões, torturas e exílio durante a Ditadura Militar. “Tito, assim como eu, foi um imigrante, um retirante nordestino que, em nome de um sacerdócio, de um profundo desejo de mudar as injustiças, deu a própria vida em troca. A minha profissão, ou seja, a minha vida, eu a ofereci para ‘tutoriar’ essa memória enquanto fizer sentido para as pessoas — e tem feito”, conta o artista Gabriel Castro Cavalcante, responsável pelo espetáculo, que convida o público a compartilhar o vinho, o pão e a palavra, elementos que representam a comunhão e a resistência.

A série de apresentações teatrais na ação “Tarde no Trama”, que teve início no dia 21 de outubro, foi viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem e proporcionou uma rica e intensa experiência de intercâmbio cultural na cidade de Contagem. “A Paixão de Tito”, inclusive, encerra a temporada de 2023. “A minha expectativa para a apresentação no Espaço Trama é a de seguir ampliando esse perfil, falando com pessoas ‘fora da minha bolha’. Quero contar a história de Frei Tito e inspirar as pessoas em suas lutas cotidianas, tornando-as multiplicadoras de uma experiência que, embora tenha terminado tragicamente, hoje é de extrema importância para a conscientização da sociedade brasileira acerca do que não pode voltar a acontecer e, para que isso seja viável, só a educação pelos direitos humanos, pela democracia e pela arte”, finaliza Gabriel.

Ficha Técnica
Pesquisador: Gabriel Castro Cavalcante
Dramaturgia e Encenação: Juarez Guimarães Dias

Trilha Sonora Original: Luiz Rocha

Foto: Levy Mota

Espetáculo “A PAIXÃO DE TITO”
Data: 04/11
Horário: 19h
Valor: Gratuito
Classificação: 12 anos
Local: Espaço Trama de Teatro (rua Antônio Augusto, 150, N. Senhora de Fátima), em Contagem.