Prefeitura discute cultura no município por meio de conferências com organizações sociais, moradores, produtores, artistas locais

Prefeitura discute cultura no município por meio de conferências com organizações sociais, moradores, produtores, artistas locais

A Prefeitura promove, em agosto (5,6, 12 e 13/8), a III Conferência Municipal de Cultura. O evento, parte das comemorações do aniversário da cidade,  tem a intenção de reforçar a importância da cultura no município, além de demonstrar como ela é e pode estar cada vez mais presente na vida de cada cidadão e cidadã, nas mais diferentes esferas e espaços. A conferência acontece nos dias 5, 6, 12 e 13 de agosto, em parceria com associações, Câmara de dirigentes Lojistas – CDL, Câmara dos Vereadores, conselhos municipais, Fiemg, regionais administrativas, Funec e secretarias municipais.

Antes, contudo, uma série de ações serão desenvolvidas para consolidar o processo participativo, tudo de forma transparente. “Queremos que produtores culturais e sociedade civil, de uma maneira geral, participem dessa construção, dialoguem sobre aquilo que é importante no âmbito cultural e, com isso, sejam capazes de mobilizar, informar e ser determinantes no contexto de Contagem”, destacou a secretária de Cultura, Monique Pacheco.

Primeiramente, no dia 6 de junho, às 10h, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realiza um seminário, com palestras de Maria Clara Maia, Gabriel Portela e João Pontes, que servirá como capacitação de servidores, conselheiros e outros interessados, promovendo um momento formativo e dialógico para as discussões que dizem respeito à Conferência de Cultura, reforçando os princípios de democratização e participação na construção da política cultural de Contagem. Essa etapa será on-line e poderá ser acessada pela plataforma Teams, neste link.

“É importante, nesse momento, apresentar os aspectos legais da Conferência de Cultura e sua importância no âmbito das políticas públicas de participação popular, além de discutir a cultura de Contagem nos seus aspectos de acesso, fomento, institucionalização, memória e formação, promovendo o compartilhamento de experiências e potências, gerando um ambiente de organização coletiva”, reforçou Monique.

Pré-Conferências

As pré-conferências regionais de Cultura estão agendadas para quatro datas. No dia 25 de junho, elas acontecerão nas regionais Ressaca e Nacional. No dia 2 de julho, na Sede e Vargem das Flores. Já no dia 9 de julho, as regionais Riacho e Eldorado promovem o evento, enquanto no dia 16 de julho, Petrolândia e Industrial fecham os trabalhos iniciais.

A Conferência

Com o tema “Reconstrução, Participação e Ação”, a conferência considera o contexto da pandemia e como o setor cultural e toda a sua cadeia produtiva foi afetada duramente nesta conjuntura. Portanto é necessário repensar as questões econômicas, sociais e de novos posicionamentos frente a este cenário da pandemia, sendo primordial, neste processo a participação social, a fim de que haja a devida avaliação e planejamento de políticas em torno de uma construção coletiva efetiva. O debate acontecerá dentro de quatro eixos, a saber: Democratização do acesso à Cultura; Identidade, Memória e Patrimônio Cultural; Formação Cultural; e, Fomento à Cultura.

De acordo com a programação, que está sendo construída, juntamente, com a sociedade civil, estão confirmadas discussões acerca do tema “O papel da Cultura na reconstrução do país”, com a presença do ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, da atriz Letícia Sabatella; debates em grupos de trabalho e show do cantor Chico César.

A conferência integra os instrumentos do Sistema Municipal de Cultura, previsto na legislação municipal número 4.647/2013 e que tem consonância com os Sistemas Estadual e Nacional de Cultura.

Fonte:João Cavalcanti