Governo reúne com moradores do Nosso Rancho para discutirem propostas de regularização da área

Governo reúne com moradores do Nosso Rancho para discutirem propostas de regularização da área

Representantes da Prefeitura de Contagem se reuniram, nesta terça-feira (31/5), com moradores do Condomínio Nosso Rancho e da empresa G5 Agropecuária,  responsável pelo empreendimento, para discutirem a regularização fundiária da área, que possui quase 3 milhões de metros quadrados. O encontro foi mais um passo nas tratativas entre a administração municipal e as demais partes para discutirem o assunto.

A prefeita Marília Campos esteve pela primeira vez no local e reafirmou o compromisso da Prefeitura em discutir com os moradores a construção de uma solução para o local, que é muito importante para o município e, principalmente, para a Bacia de Várzea das Flores.  “Estando aqui pela primeira vez, dá para perceber o apego de vocês com essa área. Afirmo novamente que vocês podem contar com o apoio da Prefeitura para solucionarmos essa questão da regularização, e garantir meios legais para a preservação de toda a área como um patrimônio ambiental de nossa cidade”, informou.

As negociações para a regularização do local foram retomadas no fim do ano passado, com a participação dos representantes técnicos das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Meio Ambiente, do condomínio e da empresa. Após meses de conversas, a Prefeitura apresentou para os responsáveis uma proposta de contrapartidas para a regularização do condomínio, que foi discutida entre os moradores e empresa, que encaminharam uma contraproposta para o município.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mônica Cadaval,  a discussão sobre a regularização do condomínio só foi possível a partir de 2017 com a mudança da legislação federal que possibilitou a regularização fundiária de loteamentos iguais ao Condomínio Nosso Rancho. De acordo com a lei, para regularizar, os responsáveis devem realizar algumas contrapartidas que vão trazer benefícios para o município.

“Esse loteamento possui uma configuração diferenciada de um bairro urbano, e por se tratar de regularização fundiária de um bairro de padrão médio e alto, a lei federal estabelece que a comunidade tem que comparecer com contrapartidas que serão investidas na melhoria da cidade aqui na região, trazendo benefícios ambientais e sociais”, afirmou.

A moradora e sindica do condomínio, Lidiane Acácio Silva, explicou que os moradores querem que o local seja regularizado como condomínio fechado para garantir a preservação do local e, principalmente, do espelho d’água. “Nós queremos garantir a preservação. Se aqui fosse um bairro ou loteamento de acesso controlado, não conseguiríamos manter isso do jeito que está. Estamos entrando na Semana do Meio Ambiente e aqui tem tudo a ver com isso. Estamos contribuindo não apenas para Contagem, mas para a região metropolitana”, explicou.

O advogado do condomínio, Rodrigo Avelar Antunes, informou que as contrapartidas apresentadas serão internas e externas ao condomínio. Entre as que serão realizadas fora da área, foram propostas a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde em Nova Contagem, revitalização de algumas praças da região e intervenções viárias em Nova Contagem para benefício da população.

Nas próximas semanas, um novo encontro será realizado entre os interessados e a Prefeitura, onde a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação irá apresentar a análise realizada referente as contrapartidas apresentadas pelo condomínio.

Para finalizar, a secretária de Meio Ambiente, Maria Thereza Camisão, enfatizou a importância de garantir a preservação do meio ambiente no condomínio. “A forma como os moradores encaram a proteção da área, da margem da lagoa, com as APPs todas protegidas, isso é um grande ganho para a qualidade e quantidade de água do reservatório da lagoa de Vargem das Flores”, finalizou.

O Condomínio Nosso Rancho é considerado uma Área de Preservação Permanente – APP, e possui, aproximadamente, 100 nascentes catalogadas pela Secretaria de Meio Ambiente que abastecem a segunda maior lagoa do município, a Lagoa Nossa Rancho. Ela compõe o sistema de abastecimento de água do complexo do Rio Paraopeba, além de  possuir também uma imensa porção da fauna e flora.  O local possui 467 lotes, com mais de 200 famílias residentes na área.  De acordo com o regimento interno do condomínio, as chácaras não podem ter área inferior a 2.500 metros e todas devem manter 20% da área a título de reserva legal.

O administrador Regional Vargem das Flores, Wander Batista, também esteve presente. Ele foi o responsável por intermediar os encontros entre os interessados e a Prefeitura. Participaram também o secretário de Saúde, Fabrício Simões, membros da Regional Vargem das Flores, a vereadora Daisy Silva e moradores

Foto: Luci Sallum
Autor: Repórter Mila Silva/PMC