Prefeitura e Coimbra vão recuperar nascentes e área ambiental do parque Gentil Diniz

Prefeitura e Coimbra vão recuperar nascentes e área ambiental do parque Gentil Diniz

A equipe técnica e de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e representantes do Coimbra Sports realizaram, nesta quarta-feira (11/5), uma vistoria no parque Gentil Diniz, para discutirem as propostas de recuperação das Áreas de Preservação Permanente – APP do curso d’água das Acácias e das nascentes localizadas no parque.

Segundo o superintendente de Controle Ambiental, Eric Machado, o empreendimento irá realizar as intervenções devido a um procedimento de licenciamento que está na secretaria e autoriza intervenções em APP para recomposição de um campo de futebol de propriedade do time. Como compensação ambiental, o empreendimento irá realizar a recuperação das Áreas de Preservação Permanente – APP do curso d’água das Acácias e das nascentes localizadas no parque.

“Quando ocorre a intervenção em APP legalizada, ela gera procedimentos de recuperação. Ao invés de levar essa recuperação para uma área limítrofe, decidimos trazer a compensação para o parque Gentil Diniz. Um parque urbano importantíssimo para Contagem e que precisa de algumas intervenções, principalmente, nas áreas de APPs”, afirma.

De acordo com a Semad, no local será realizado a recuperação em 4 mil metros, de quatro nascentes e dos lagos, retaludamento, revegetação da área e recuperação de todo curso d’água. “Essas intervenções irão valorizar ainda mais o parque e os projetos futuros que já estão em desenvolvimento na Semad, como as trilhas ecológicas”, explica.

De acordo com o diretor de Parques, Rafael Mendes, essas intervenções serão fundamentais para a melhoria da qualidade ambiental do parque, que sofria há tempo com as ligações irregulares de esgoto e também pelo tempo fechado devido a pandemia”. Conseguimos retirar os esgotos. O projeto de intervenções e melhorias paisagísticas será mais atrativo para o parque. Estamos trabalhando em várias frentes para entregar para a população um parque bem bonito e agradável. Será uma referência para a cidade de Contagem”.

O diretor do Grupo BMG, Paulo Marinaro, explicou que, como um dos maiores empreendedores do município ao longo dos anos, a empresa sempre trabalhou fazendo o máximo pelo meio ambiente. “Estamos ampliando os campos do Coimbra, o time de Contagem, e estamos fazendo tudo de acordo com as normas ambientais. A Prefeitura entendeu que poderíamos compensar contribuindo com as melhorias aqui do parque, que é um local tão querido e importante para os contagenses”, declarou

Após a vistoria,  o diretor do clube de futebol, Diego Amaral, afirmou que já é um parceiro da Prefeitura, não apenas nas questões ambientais, mas também esportivas e educacionais. “É muito importante mantermos essa proximidade com o meio ambiente. Sempre tivemos esse cuidado de forma sustentável em nosso próprio clube. Nossa energia e aquecimento vêm de uma usina fotovoltaica que fica no clube. E como parceiros da Prefeitura, achamos importante fazer essas compensações ambientais em prol de um espaço que irá contribuir para a vida da população”, declarou.

Em breve, além das intervenções, será implementado no parque Gentil Diniz, em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Cefet, a trilha dos sentidos, a Casa do Bicho Pau e a requalificação do Centro de Educação Ambiental.

Autor e foto:Repórter: Camila Silva