Prefeitura lança informativo cultural “Acontece” que estará disponíveis nas regionais e nos principais espaços da cidade

Prefeitura lança informativo cultural “Acontece” que estará disponíveis nas regionais e nos principais espaços da cidade

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Cultura, a partir do mês de maio, inicia a divulgação da programação cultural da cidade nas regionais e nos principais espaços culturais. Estão previstas exposições, festas, feiras e atrações artísticas.

Um dos destaques fica por conta da II Feira Afro, que acontecerá em um dos dias de comemoração dos 33 anos do Mercado Central. O evento acontece no local (rua Humberto de Môro, 391, bairro Inconfidentes) nos dias 13, 14 e 15 de maio. Entre várias atrações  estará a exposição de fotografia “Cartão de Visita”, do artista Robert Nonato.

O “Cine na Praça”, nos dias 14 e 15, também traz entretenimento aos munícipes, na praça Sô Teco. Das 19 às 21h, em ambos os dias, uma programação de filmes voltados ao público infantil será exibida no local, que deve receber entre 300 e 500 pessoas em cada apresentação. Até o dia 16 de maio, na praça da Jabuticaba, outra atração: o Ônibus Biblioteca. No local, o público de todas as idades tem acesso e podem pegar emprestado até dois livros. É uma ação que conta com o apoio da Secretaria de Cultura.

Já nos dias 14 e 21 de maio, das 18 às 23h, ênfase para a grafitagem de postes na avenida Teleférico, próximo ao número 169. Durante uma semana, os vencedores do Edital Movimenta Arte Urbana – Prêmio Avenida Teleférico farão a grafitagem no local, mostrando a arte, que será exibida, no dia 21/5, em evento realizado pela Secretaria de Cultura.

Na ocasião, um evento – que contará com a presença de outros artistas e DJs – mostrará o resultado do trabalho executado.

Entre os dias 16 e 22 de maio acontece a 20ª semana de museus, promovida pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Este ano chega com o tema: “O Poder dos Museus”. “É de grande importância reconhecer o Poder dos Museus. Isso pode ser libertador. Se, por um lado, é possível falar no Poder dos Museus e seu caráter emancipador; por outro, é possível reconhecer os Museus do Poder e seu caráter controlador, domesticador”, destaca o site do instituto. O evento acontecerá na Casa de Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem, no Centro Cultural de Contagem e no casarão do Parque Gentil Diniz.

Outras atrações

No CSU Amazonas, dia 22/5, acontece a Festa da Bandeira do Haiti, festa tradicional dos imigrantes daquele país, a partir das 9h. No mesmo horário, o “Café com Viola” ocorre no Parque Gentil Diniz. O evento faz parte do calendário fixo municipal, acontecendo no penúltimo domingo do mês. No mesmo dia, o Grupo Trama apresenta o espetáculo “A gota que falta”, na praça da Jabuticaba, às 16h, em que mostra a realidade onde a água é o maior bem para a sobrevivência no planeta.

Por fim, os dias 28 e 29 trazem muita música e capoeira. No sábado (28/5), na praça do Sol, destaque para o espetáculo Pecatum. Já no domingo (29/5), na praça da Glória, ocorre o encontro de capoeiristas de Contagem.

Confira, abaixo, a programação completa no anexo.

Autor:Repórter: João Cavalcanti/PMC