Procon participa de mutirão para renegociação de dívidas bancárias

Procon participa de mutirão para renegociação de dívidas bancárias
Até o dia 30 de novembro, o Procon de Contagem está dedicado a apoiar os consumidores de Contagem que desejam negociar dívidas, organizar o orçamento e prevenir o superendividamento. Este atendimento é a adesão do Procon Contagem ao Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira. Coordenado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) o mutirão ocorre em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O atendimento está sendo presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Procon de Contagem.
Neste ano, mais de 160 instituições financeiras se inscreveram para participar da ação, além dos bancos, estão engajados também o Banco Central do Brasil (BCB), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e diversos Procons.
O objetivo é oferecer aos consumidores com débitos em atraso a oportunidade de negociar suas dívidas em condições especiais: parcelamentos, descontos sobre o valor total ou taxas de juros reduzidas de refinanciamento, conforme a política de cada instituição participante.
Durante o mutirão, os consumidores poderão procurar o Procon para:
Negociar dívidas como cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado; buscar ajuda para entender as propostas dos bancos e evitar contratos abusivos; receber orientação financeira para organizar as contas; ser encaminhado aos canais oficiais de renegociação, como o consumidor.gov.br e solicitar acompanhamento em casos de superendividamento.
Segundo o Procon Contagem, participar do mutirão é uma oportunidade de colocar a vida financeira em ordem, especialmente para quem enfrenta dificuldades com juros altos e atraso prolongado. “Nosso objetivo é orientar, proteger e garantir que o cidadão consiga renegociar suas dívidas de maneira justa e consciente. Essa é uma ótima oportunidade para quem deseja começar 2026 com as contas em dia”, afirma a superintendente do Procon Contagem, Silvania Silva.
O que levar
Para agilizar o atendimento, é importante que o consumidor tenha em mãos: documentos pessoais; comprovantes e dados da dívida e propostas recebidas da instituição financeira.
Foto: João Pedro Alcântara