Professora de Nutrição da Una alerta sobre os riscos das dietas da moda

Professora de Nutrição da Una alerta sobre os riscos das dietas da moda

Una oferece orientação nutricional gratuita em seis unidades na RMBH

Nunca foi tão fácil ter acesso às informações sobre nutrição, principalmente por meio das redes sociais. Como resultado, atualmente existe um número enorme de personalidades e influenciadores que viralizam com tendências e os mais variados tipos de promessas sobre dietas da moda, receitas milagrosas e regimes para eliminar peso rapidamente. Na maioria das vezes, essas dietas encontradas na internet não são baseadas em estudos científicos e nem levam em conta as características de cada indivíduo.

 

Júnea Drews, professora do curso de Nutrição da Una, destaca que “muitas pessoas não sabem, mas o nutricionista é o único profissional habilitado para prescrever dietas, bem como realizar assistência e educação nutricional”. E alerta sobre o grande risco para quem decide seguir “dietas da moda” e orientações de profissionais que não são nutricionistas. “São grandes os perigos que podem representar para a saúde. Por exemplo, crianças submetidas a dietas da moda podem ter seu desenvolvimento comprometido para o resto da vida. E ainda, no caso de idosos, eles podem ter uma perda de massa muscular muito acima do esperado para essa fase da vida e até chegar num estado irreversível”.

 

A nutricionista aponta alguns dos mitos mais comuns que circulam nas redes sociais, que podem gerar desinformação e riscos à saúde, tendo em vista que não há comprovação científica sobre nenhuma destas afirmações: beber água em jejum emagrece; os carboidratos são os vilões da alimentação; alguns alimentos fazem a pessoa emagrecer; todas as gorduras fazem mal e ninguém deveria tomar leite.

 

Orientação nutricional

Júnea explica que não é necessário ser atleta ou portador de alguma doença crônica para ter acesso à orientação nutricional. “Ela é fundamental para qualquer pessoa que busque uma alimentação e estilo de vida saudáveis. A nutrição atua também com a prevenção de doenças e não somente no tratamento, por isso, todos os grupos de pessoas têm indicação em ter uma orientação nutricional”.

 

A professora enfatiza que a Una “oferece atendimento nutricional gratuito para qualquer pessoa interessada em melhorar hábitos alimentares, prevenir e/ou tratar doenças já existentes”. E para quem tem histórico familiar frequente de doenças, a nutricionista deixa a dica: “Comece, por meio da alimentação equilibrada e de hábitos saudáveis, a prevenir e evitar doenças”.

 

Orientação Nutricional Clínica Integrada de Saúde – Una Aimorés

As pessoas interessadas em receber atendimento nutricional individual gratuito na Clínica Integrada de Atenção à Saúde da Una Aimorés devem se inscrever neste link. As consultas são realizadas por estudantes do curso de Nutrição, supervisionados por professores, e acontecem no período da manhã ou da noite. É ainda possível optar por atendimento online.