Projeto da UFMG abre inscrições para Encontro de EJA da Região Metropolitana de BH

Projeto da UFMG abre inscrições para Encontro de EJA da Região Metropolitana de BH

As inscrições de trabalhos vão até 31 de agosto; evento será em novembro, em formato on-line

Estão abertas as inscrições para participação e apresentação de trabalhos no I Encontro de EJA (Educação de Jovens Adultos) da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Promovido pelo programa de extensão da UFMG extensão EJA como Direito Humano: Diversidades, Desigualdades e Justiça Social, o evento será realizado remotamente de 2 a 4 de novembro. Os interessados podem inscrever trabalhos, gratuitamente, até 31 de agosto, por meio de formulário eletrônico.

O encontro visa compartilhar práticas e pesquisas na área e promover a troca de experiências entre pessoas pesquisadoras, docentes da Educação Básica, estudantes de graduação, gestões públicas, movimentos sociais e populares. O objetivo é também levantar propostas que contribuam para o alcance de metas e estratégias dos Planos Municipais de Educação (PME).

Atividades

Além de palestras, o encontro terá rodas de conversa distribuídas em 19 temáticas para a apresentação de trabalhos. A proposta é que os textos sejam debatidos e, após o evento, disponibilizados ao público em geral.

Será apresentada e discutida a produção acadêmica e popular acerca das diversidades, desigualdades e justiça social presentes na EJA. Também serão apresentadas produções que divulguem o conhecimento gerado em pesquisas e práticas pedagógicas vinculadas à extensão e às políticas públicas.

O comitê científico do encontro conta até o momento com a participação de 37  pesquisadores provenientes de diversos países como Portugal, Moçambique e Angola.

Outras informações podem ser encontradas na chamada do evento.

Eventos Futuros

Em 2024, o programa EJA como Direito Humano: Diversidades, Desigualdades e Justiça Social organizará, em abril, o II Encontro Mineiro sobre Educação de Jovens e Adultos.

Estão previstos também um seminário nacional, o I Seminário Digital Brasileiro de EJA, e um seminário internacional, o II Seminário Digital Lusófono de EJA, também no mês de novembro de 2024.

Legenda da foto em destaque: Sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Belo Horizonte | Foto: Magi Mappa/PBH