Projeto do vereador Léo da Academia, pretende beneficiar pessoas em tratamento contra o câncer

Projeto do vereador Léo da Academia, pretende beneficiar pessoas em tratamento contra o câncer

Por Leandro Perché

 

A Câmara Municipal de Contagem aprovou, nesta terça-feira (13/06), por unanimidade, o Projeto de Lei 026/2023, de autoria do vereador Léo da Academia, que cria o Programa de Incentivo à Doação de Cabelos para pessoas em tratamento do câncer no município.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deverá registrar 704 mil novos casos de câncer por ano até 2025. E o tratamento para essa enfermidade é, muitas vezes, agressivo, envolvendo quimioterapia com medicamentos que podem levar à queda de cabelo.

Por causa desse efeito colateral, que pode levar os pacientes a problemas de autoestima e até à depressão, piorando os prognósticos da doença, o projeto foi proposto e aprovado no Legislativo de Contagem. A finalidade é sensibilizar as pessoas com relação à doação de cabelos, para que as organizações não governamentais (ONGs) e demais entidades representativas sem fins lucrativos produzam perucas, que poderão ser distribuídas gratuitamente às pessoas carentes ou de baixa renda em tratamento contra o câncer.

Conforme o texto do projeto, o programa poderá ser desenvolvido e difundido por meio de ações, eventos, projetos, divulgações e demais atividades voltadas à conscientização acerca da importância da doação.

Em sua justificativa, o autor do projeto reforça que “a peruca pode ser um importante passo para o resgate da autoestima e, consequentemente, da força para lutar contra a doença”. E, para o parlamentar, essa ação solidária beneficia os dois lados, tanto quem doa os cabelos, quanto quem recebe as perucas, auxiliando na questão física e também emocional dos pacientes.

“Os objetivos do programa são promover a solidariedade para com o próximo, enaltecer a importância de um gesto altruísta em meio à dor provocada pelo câncer e recuperar a autoestima dos pacientes”, conclui Léo da Academia.

*Por Fernanda Enoch

Fotos: Cleide Amaral e Reprodução