Regulamentação do Camelódromo do Eldorado

Regulamentação do Camelódromo do Eldorado

Por Marco Túlio de Sousa

Após anos de incerteza, comerciantes do camelódromo de Contagem ganharam uma legislação que estabelece regras para uso e ocupação dos espaços no local. É o que estabelece o Projeto de Lei 20/2023, aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (12/12), durante a 42ª reunião ordinária da Câmara de Contagem, que “autoriza o Poder Executivo a dar autorização e permissão de uso de edificações públicas no Espaço Popular Eldorado”.

Na justificativa encaminhada juntamente com o projeto, a prefeita Marília Campos (PT) ressalta que o PL busca “garantir um arcabouço normativo capaz de ampliar, com segurança jurídica, as potencialidades do segmento do comércio e serviços na geração de renda e emprego, ao mesmo tempo em que reafirma nosso compromisso com o direito a uma cidade inclusiva para todos”.

De acordo com a nova regulamentação, a outorga de uso para fins comerciais dos boxes será concedida a quem comprovar posse ininterrupta de box pelo período de cinco anos até a data de 22 de dezembro de 2016. Cada possuidor não poderá ter mais de um box e ficará responsável pela sua limpeza, manutenção e segurança patrimonial. Em caso de falecimento do titular, a outorga poderá ser transferida a cônjuges, companheiros e filhos desde que comprovada situação de desemprego ou dependência financeira da atividade.

A outorga poderá ser encerrada nas seguintes situações: mediante demanda da Administração Pública quando houver relevante interesse público; quando for comprovada ilegalidade na expedição da outorga; por abandono, renúncia ou morte do possuidor; por cassação, isto é, em caso de o outorgado violar regras dos instrumentos de outorga.

Originalmente, a outorga teria validade de 5 anos, mas em emenda assinada por todos os vereadores, tal prazo foi ampliado por 15 anos, podendo ser prorrogado por igual tempo, caso haja interesse da Administração Pública.

Conquista consolida histórico de luta

A conquista dos comerciantes do Espaço Eldorado é resultado de um longo processo, que remonta ao mandato do ex-prefeito Alex de Freitas (2017-2020). Em 2019, o Poder Executivo Municipal apresentou um projeto de mobilidade e revitalização urbana que implicaria a retirada dos feirantes do local, onde estão desde a década de 90.

Contando com o apoio de diversos vereadores, os comerciantes conseguiram que a Prefeitura recuasse e o projeto fosse retirado de pauta. Nesse mesmo ano, o Camelódromo do Eldorado foi reconhecido como “bem cultural para fins de tombamento imaterial” a partir de Projeto de Lei do vereador Alex Chiodi (Solidariedade), atual presidente da Câmara. Desde então, discussões têm sido realizadas pelo Poder Público Municipal para se pensar soluções para a situação desses trabalhadores.

Contando com apoio unânime dos vereadores, a importância do projeto e do Espaço Popular Eldorado foi destacada nas intervenções dos parlamentares. “Gostaria de parabenizar a todos os comerciantes do camelódromo, lembrando, inclusive, da luta que tiveram quando houve risco de serem retirados daquele espaço, onde estão há mais de 30 anos”, disse o presidente da Câmara Alex Chiodi (Solidariedade).

“Fico muito feliz com esse projeto quando lembro da nossa luta com esses trabalhadores. No mandato passado, foi dito que tirariam eles de lá no trator. E, depois de muito envolvimento político, conseguimos mantê-los naquele local. Com esse projeto, a gente consolida essa luta. Isso mostra o comprometimento dos vereadores e também a sensibilidade do Poder Executivo na pessoa da prefeita Marília Campos”, comemorou o vereador Daniel do Irineu (PP).

O vereador Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT) elogiou o empenho do Poder Executivo Municipal em ouvir os comerciantes e declarou: “A feira do Eldorado é, não só para os cidadãos de Contagem, mas também para os de outras cidades que vêm aqui, algo extraordinário, sendo muito importante para a geração de empregos”.

Presente na reunião representando os comerciantes do Espaço Eldorado, Salomão Dias agradeceu aos vereadores pela aprovação do projeto: “Obrigado aos vereadores e à prefeita Marília Campos. Somos fortes porque temos a presença e o apoio de todos”.

Foto: Camelódromo do Eldorado celebra 31 anos de história com ação na Câmara | Câmara Municipal de Contagem (cmc.mg.gov.br)