Contagem implanta ciclofaixas e ciclovias

Contagem implanta ciclofaixas e ciclovias

A implantação das ciclofaixas e ciclovias contribuem para a qualidade de vida e a mobilidade em Contagem. Em 2023 foram 7 km de ciclofaixa, que inclui a Av. Colúmbia, feita este ano e Av. José Faria da Rocha que está em fase final de implantação.

Seja por lazer ou para deslocamento, o hábito de pedalar melhora o bem-estar mental, a coordenação motora, o equilíbrio, a saúde cardiovascular e muito mais. Além disso, a prática reduz a poluição, melhora o ir e vir de todos e nos permite apreciar a cidade de uma maneira diferente, prestando atenção ao que nos cerca.

Para o Diretor de Planejamento de Trânsito da Transcon, Alexander David, é de grande importância esse investimento em ciclovias e ciclofaixas como modal de transporte. ” A mobilidade sustentável e ativa promove um ganho individual e coletivo. Dessa forma, esperamos em um futuro próximo, diminuir o número de veículos nas ruas, reduzir a emissão de gases poluentes, incentivar o lazer e promover mais saúde e bem estar para a população”, afirma, ressaltando a importância da educação para o trânsito incentivar o uso deste modal.

As ciclofaixas que são feitas no asfalto e as ciclovias que ficam nos canteiros, buscam estimular o ciclismo como forma de deslocamento sustentável e contribuir para a segurança. A implantação dessas pistas, são feitas a partir de estudos que analisam o tráfego de veículos, a qualidade da via e os polos atrativos de interesse da população.

Para o novo ano

Para 2024 é esperado a conclusão de algumas ciclofaixas e ciclovias que já estão em andamento, além da possibilidade de implantação de outras que estão em fase de análise e elaboração de projeto.

A ciclofaixa da Av. José Faria da Rocha, por exemplo, está em fase final de sinalização. Da mesma forma, a ciclofaixa da R. Haeckel Ben-Hur Salvador, que está prestes a ser iniciada juntamente com a sinalização do programa “asfalto novo-segunda etapa”. Ela vai cobrir o trecho entre a Av. João César de Oliveira até a praça do Cinco e tem previsão de término no início do ano. Já a 1° fase da ciclovia da Av. Francisco Firmo de Matos, que vai da BR 381 até o marco zero, tem previsão de ser concluída no primeiro semestre de 2024.

                                                                                                                                                                                                       Autor: Gabriela Freitas/Foto: Gabriella Gomes