Seminário em Araçuaí desvenda os segredos por trás do lítio

Seminário em Araçuaí desvenda os segredos por trás do lítio

Evento foi promovido pela Frente Mineira de Prefeitos 

Nesta sexta-feira, 16 de junho de 2023, aconteceu na cidade de Araçuaí/MG o Seminário Exploração do Lítio – Desafios e Perspectivas para o Desenvolvimento dos Vales. Promovido pela Frente Mineira de Prefeitos, o evento foi realizado presencialmente no auditório 2 do IFNMG (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais), das 9h às 16h, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

 

Participaram do evento prefeitos, vereadores, sociedade civil e entes representativos com interesses comuns na exploração do potencial do lítio, recurso de suma importância e estratégico para impulsionar o desenvolvimento sustentável, tema central do seminário.

 

Profissionais renomados compartilharam seus conhecimentos sobre os benefícios e aplicação do lítio em diversas indústrias, fonte de energia revolucionária que está impulsionando a inovação e mudando a maneira como vivemos, desempenhando um papel crucial para a sustentabilidade do nosso planeta.

 

Representando o ministro Alexandre Silveira no evento, Vitor Saback, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, enfatizou que a importância da mineração é indiscutível, mas que ela tem a obrigação de conviver com a melhoria social da cidade. “Nosso objetivo é o de trazer melhorias efetivas para a população do Vale do Jequitinhonha”, frisou.

 

Daniel Sucupira, presidente da Frente Mineira de Prefeitos e idealizador de Seminário, disse que o principal objetivo do seminário é o de fomentar a discussão sobre os desafios de se conciliar as perspectivas de desenvolvimento e sustentabilidade, para que se possa saber o que queremos daqui para frente com as representações presentes.

 

Por fim, disse que um território verdadeiramente transformado para melhor, é aquele que se reproduz no presente os sonhos de futuro do seu povo. “O futuro se constrói agora, e vamos seguir juntos por vales mais desenvolvidos e sustentáveis. Esta é a contribuição da Frente Mineira de Prefeitos para vocês”, encerrou Daniel.

 

Estiveram presentes no evento: Daniel Sucupira (Presidente da Frente Mineira de Prefeitos), Tadeu Barbosa (Prefeito de Araçuaí/MG), Cleuber Francisco da Silva (Vice-Presidente da Associação Comercial) Cleonice Pankararu (Aldeia Cinta Vermelha) Aline Aparecida Gomes (Coordenadora Nacional MAB, Irãn Pinheiro Neiva (Diretor-Geral IFNMG- campus Araçuaí), Vanderlei Pinheiro de Souza (Presidente do conselho da APA – chapada do lagoão), Ana Cabral ( CEO da Sigma e Vitor Saback (Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do  Ministério de Minas e Energia, representando o ministro Alexandre Silveira), José Luiz Ubaldino de Lima (Diretor de geologia e produção mineral da sgm do Ministério de Minas e Energia), João Hilário (CREA/MG), Leonardo monteiro (Deputado Federal)  Paulo Guedes (Deputado Federal) e Dr. Jean Freire (Deputado Estadual)

 

Sobre a Frente Mineira de Prefeitos

 

A Frente Mineira de Prefeitos tem realizado nos últimos anos um trabalho incansável em busca de melhorias para os municípios mineiros. A cooperação e a troca de experiências entre os gestores dos municípios associados promove o aprimoramento da administração pública municipal no estado. Com isso, problemas comuns são identificados, e soluções que impactam diretamente no dia a dia da população são alcançadas com mais celeridade.

 

Todas essas ações da Frente convergem para um objetivo comum: garantir cada vez mais bem-estar e qualidade de vida para os cidadãos mineiros. Se você é um prefeito em Minas Gerais, junte-se à Frente Mineira de Prefeitos e faça parte dessa poderosa aliança que transforma cidades e impacta vidas.

 

Conheça mais sobre o trabalho da entidade acessando o site: frentemineira.com.br, ou as redes sociais: @frentemineiradeprefeitos