Simulação de acidente no campus Saúde da UFMG marca início da Semana Nacional de Trânsito

Simulação de acidente no campus Saúde da UFMG marca início da Semana Nacional de Trânsito

Integrando as atividades da campanha educativa No trânsito, escolha a vida, da Semana Nacional de Trânsito 2023, será realizada na próxima terça-feira, 19 de setembro, a partir das 12h, no campus Saúde da UFMG, mais uma edição da Simulação de acidente de trânsito: educação, gestão e ação. A atividade é organizada pela Escola de Enfermagem da UFMG, em parceria com o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Belo Horizonte (SAMU BH).

Durante o simulado, um motorista de veículo de passeio que estará transitando desatento no interior do campus (Av. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia) atinge um motoboy que estava no celular buscando o endereço da entrega, na tentativa de desviar, atropela também um pedestre que atravessa distraído com celular e fone de ouvido. Em seguida, bate em uma árvore e fica preso às ferragens.

A professora do curso de Gestão de Serviços de Saúde Karla Rona da Silva, coordenadora da atividade de extensão, enfatiza que a ação oportuniza aos alunos e profissionais de saúde um espaço para capacitação, reflexão e discussão frente a esta temática. “Além disso, proporciona aos estudantes um momento de articulação teórico-prático, fortalecendo a aprendizagem significativa no meio acadêmico. Será um momento adequado para dialogarmos sobre situações que conduzam à proteção à vida de condutores e todos os demais atores do trânsito que, devido à sua vulnerabilidade, podem se tornar vítimas das escolhas de terceiros. Vale mencionar ainda que é essencial envolver todas as pessoas nos cuidados e na atenção que precisam ter com os mais vulneráveis no trânsito e que esses também necessitam fazer sua parte respeitando a sinalização, atravessando na faixa, evitando o uso de fones e celulares durante seus deslocamentos em vias públicas, e outras atitudes conscientes”.

Além do HC, Corpo de Bombeiros e SAMU, o evento conta também com a parceria da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI); Arterial Urgência e Emergência; Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais; Núcleo de Gestão em Saúde (NUGES); Laboratório de Planejamento e Gestão (LAPLANGE) e empresa Código 3 Resgate.

Semana Nacional de Trânsito 2023

A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no CTB. Em todos os meses do ano, mas de forma concentrada neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito empenham-se em suas atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.

Com o tema No trânsito, escolha a vida, a mensagem para as Campanhas Educativas de Trânsito deste ano direciona as atividades da SNT para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente.

 FOTO: ROSÂNIA FELIPE