SUS Contagem ampliará capacidade de hemodiálise do município

SUS Contagem ampliará capacidade de hemodiálise do município

Contagem terá o serviço de hemodiálise ampliado no Sistema Único de Saúde – SUS. A partir de 1º de julho, será inaugurado um novo salão com 400 metros quadrados e 24 pontos no Centro de Nefrologia, da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais – AEBMG, localizado no município. Com o aumento da capacidade, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS poderá encaminhar para a unidade mais pacientes para tratamento renal.

Conforme explica a superintendente de Regulação da SMS, Yara Santiago Souza, o município possui, no momento, demanda para um terceiro salão, sendo assim a Associação Evangélica se prontificou a ampliar a Unidade de Contagem, que terá capacidade para assistir em hemodiálise mais de 600 pessoas, fora os demais atendimentos. “Esta ampliação é de grande importância para o município visto que há demanda reprimida e outras regiões metropolitanas encontram-se estranguladas, sem capacidade de oferta. Contagem conseguirá atender toda sua demanda bem como auxiliar municípios da região metropolitana com dificuldades de vagas em terapia renal substitutiva. O serviço prestado é de grande qualidade e atende às necessidades do município”, afirmou.

Segundo a AEBMG, a obra conclui a primeira etapa de um projeto robusto de revitalização e ampliação das instalações, com aumento de 548 para 622 a capacidade de realização mensal do procedimento. Até o momento, foram investidos cerca de R$ 1 milhão no projeto. “Até o final deste ano, a AEBMG vai entregar o projeto concluído, com mais um salão com 450 metros quadrados e 44 pontos, o que vai aumentar a nossa estrutura de atendimento em mais de 73%, para 948 sessões de hemodiálise mensais”, ressaltou a coordenadora da unidade Contagem, Cristina Ferreira.

O Centro de Nefrologia da AEBMG – Unidade Contagem foi inaugurado em 12 de fevereiro de 2009, na rua Reginaldo de Souza Lima, 500, no bairro Bernardo Monteiro. Com uma localização privilegiada e estratégica na cidade, inicialmente, o serviço foi inaugurado com um salão com capacidade para 200 vagas, e, atualmente, possui dois salões de hemodiálise que assiste cerca de 580 pacientes em terapia renal e 1.500 pacientes em tratamento conservador com oferta em vários serviços.

Autor: Vanessa Trotta