UNIVERSO ARTÍSTICO É TEMA DO NOVO TRABALHO DO GRUPO TRAMA

UNIVERSO ARTÍSTICO É TEMA DO NOVO TRABALHO DO GRUPO TRAMA

“Sobre Vivências” pode ser visto nos dias 7 e 8 de outubro, em Contagem; ingressos no Sympla

Nos dias 7 e 8 de outubro, às 19h, no Espaço Trama (rua Antônio Augusto, 150, Nossa Senhora de Fátima), em Contagem, na região metropolitana de BH, o Grupo Trama voltará a encenar “Sobre Vivências”, trabalho inédito que estreou em setembro e que foi aclamado pelo público. Em cena, Shirley Rodriguez, Marco Túlio Zerlotini e Carlos Henrique entrelaçam três cenas curtas, que trazem à tona o universo teatral e os desafios enfrentados pelos artistas brasileiros. Os ingressos custam R$ 20 e estão disponíveis no Sympla.

“Sobre Vivências”, que nasceu após uma imersão artística de Shirley, Carlos e Marco com a bailarina e coreógrafa Dudude, com a atriz e cantora Lira Ribas e com o escritor e dramaturgo Francisco Falabella Rocha, coloca o público dentro de uma sala de ensaio, onde é possível ver os erros e os acertos de uma companhia teatral. As três cenas curtas que integram a montagem, a propósito, expõem as dores, as alegrias, as angústias e os desafios pessoais de cada integrante do Grupo Trama. “É como se a gente estivesse ensaiando um espetáculo com a presença da plateia. A gente questiona a gente mesmo em vários momentos, e o público acompanha tudo. E estar em cena, desenvolvendo uma pesquisa como essa, é gratificante”, afirma Shirley Rodrigues, que, em uma das cenas, interpreta uma mulher que tenta engravidar.

Com bom humor, deboche e críticas sociais, “Sobre Vivências”, em certo momento, coloca três deuses gregos em um intenso debate sobre como salvar a humanidade com a ajuda do teatro. Ao mesmo tempo em que é irônico, o momento provoca a reflexão no espectador. “Esse trabalho surgiu em meio as pesquisas da residência artística, que teve a duração de quatro meses e que renovou a nossa presença cênica. ‘Sobre Vivências’ é fruto do nosso reencontro com o espaço cênico”, garante Carlos Henrique, um dos fundadores do Grupo Trama de Teatro.

A residência artística, que deu origem à montagem “Sobre Vivências”, apresentada pela primeira vez nos dias 22 e 23 de setembro, com entrada franca, em Contagem, é uma das ações de manutenção do Grupo Trama de Teatro, que foi aprovado no Fundo Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Contagem. “O importante, neste momento, é dividir com o público o resultado de tudo o que vivemos, afinal, este momento é o de colher os frutos do que viemos plantando desde junho de 2023”, salienta Marco Túlio Zerlotini.

CONHEÇA O TRAMA
Fundado em 1998, em Belo Horizonte, o Grupo Trama de Teatro migrou para Contagem, na região metropolitana da capital mineira, há exatos 12 anos. No currículo, a companhia tem célebres espetáculos, como “Abracadalivro” (1998), “O Homem da Cabeça de Papelão” (20012), “Tabu” (2003) e “Os Três Patéticos” (2006). Além de ser o realizador do Trama Festival: Teatro em Contagem, o Grupo Trama é ponto de cultura no município e também um dos pilares do fortalecimento da produção teatral na cidade.

SERVIÇO
“Sobre Vivências” – Grupo Trama de Teatro
Quando? 7 e 8 de outubro, às 19h
Onde? Espaço Trama (rua Antônio Augusto, 150, Nossa Senhora de Fátima), em Contagem
Valor? R$ 20 (ingressos no Sympla)
Mais informações: https://www.instagram.com/tramadeteatro/