Visibilidade Trans é tema da 1ª Plenária do Conselho Municipal LGBT

Visibilidade Trans é tema da 1ª Plenária do Conselho Municipal LGBT

Na última segunda-feira (17/1), o Conselho Municipal dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – COMDLGBT se reuniu, de forma on-line, para realizar a 1ª Plenária Ordinária de 2022.

O encontro foi pautado na discussão do Dia Nacional da Visibilidade Trans, que é comemorado, anualmente, dia 29 de janeiro. A data foi estabelecida em 2004 com a intenção de combater a violência e a opressão e rememora o lançamento oficial da campanha “Travesti e Respeito”, que ficou marcada pela entrada de 27 travestis e transexuais no Congresso Nacional. “Travesti e Respeito” visava reforçar atitudes de inclusão social a esse segmento da população, buscando conscientizar escolas, serviços de saúde e a comunidade em geral sobre vulnerabilidade implicada a essa população pelo preconceito e pela violência.

O superintendente de Políticas de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual, Leonardo Silva Lacerda, explicou que, diariamente, as pessoas transexuais e travestis lutam pelo respeito à identidade de gênero, ao acesso às políticas públicas de saúde, educação, assistência social, cultura, ao mercado de trabalho, entre outros direitos básicos. “Por esse caminho, nós da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, trabalhamos para garantir a inclusão e o respeito das pessoas travestis e transexuais na sociedade, na educação e no mercado de trabalho formal, fortalecendo, assim, as políticas públicas existentes”.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, ressaltou a importância do diálogo com a sociedade civil. ” Uma tarde de aprendizado e, sobretudo, uma oportunidade para reafirmarmos nossa posição, enquanto cidadãos e militantes da causa em busca de uma sociedade mais humana, justa, igualitária e diversa. O diálogo realizado, hoje, nos faz compreender que a diversidade é uma das maiores características da raça humana, nós somos plurais e há várias possibilidades de viver, de ser e de existir”.

O presidente do COMDLGBT, Eduardo Mamede (Dudu Fashion), falou da luta e persistência. “Passamos por uma nova jornada em Contagem, onde podemos mostrar a relevância do nosso conselho, além da importância do conhecimento e da consciência que estamos criando a cada dia que passa. Temos a oportunidade de dialogar com a sociedade compreendendo em conjunto o nosso mundo e reafirmando os direitos já adquiridos e que não podem ser retirados de nós. Agradecemos a gestão atual que sempre nos apoia e encoraja a continuar”, finalizou.

A plenária foi marcada pela presença de Suellen Carey, uma mulher trans, natural de Belo Horizonte, residente em Londres. A mineira trabalha, atualmente, com internet e possui mais de 50 mil seguidores no Instagram, entre eles algumas celebridades como Pabllo Vittar. Ela contou um pouco de sua trajetória, como superou preconceitos e barreiras para ser feliz e como, por meio de seus vídeos, tem conquistado espaço para dar visibilidade à causa LGBTQIA+.

Yuri Miguel Macedo também falou sobre o tema da visibilidade trans. Ele é pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES e professor no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia-ICSEZ da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Outro pesquisador que falou sobre o tema foi Júlio Mota de Oliveira, um homem trans, que é mestrando em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com pesquisa relacionada ao acesso de pessoas trans ao direito à saúde, ele também é membro da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero OAB/MG e advogado voluntário do Centro de Referência LGBTQIA+ de Juiz de Fora.

O Conselho Municipal dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – COMDLGBT se reúne toda primeira segunda-feira do mês e as plenárias são abertas ao público. As datas publicadas no DOC da prefeitura de Contagem.

*Com colaboração de Isabela Melo

Direitos Humanos e Cidadania – 19/01/2022, 12:28:34 – Repórter:  – Foto: Secretaria de Direitos Humanos/PMC