Alunos do Coltec UFMG promovem batalha de poesia slam

Alunos do Coltec UFMG promovem batalha de poesia slam

O Colégio Técnico (Coltec) da UFMG promove a sua 1ª Batalha de Poesia Slam na próxima sexta-feira, 15 de setembro, às 11h30, na biblioteca do colégio. Os alunos apresentarão suas poesias, realizando performances. O vencedor receberá uma premiação com troféu, camisa, ecobag, livros, vale lanche e outros itens. Haverá, ainda, sorteios de brindes e a apresentação de João Vitor, JP, que além de poeta, é músico, rapper e arte educador. Nascido e criado nas margens de Belo Horizonte, JP é atual campeão mineiro de poesia falada.

Orientado pelo professor do Coltec Eliezer Raimundo Costa, o projeto foi idealizado por Dayane de Aquino Simão, estudante de Biblioteconomia na UFMG, para o Programa de Monitoria do Ensino Técnico (PMET), do qual foi bolsista. A escolha do tema veio do interesse da graduanda em apresentar aos alunos do Coltec o slam poetry, competição de poesia falada que se popularizou mundialmente como movimento artístico, manifestação cultural e instrumento político de troca entre grupos marginalizados.

A primeira etapa do projeto, realizada em agosto, foi uma atividade didática na qual foi introduzido o tema da poesia slam para os alunos das turmas do segundo ano do professor Eliezer Raimundo, que produziram e apresentaram suas poesias na biblioteca. O trabalho desenvolvido pelos estudantes discutiu noções de cidadania presentes, ou não, em todas as Constituições Brasileiras – 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988.

A realização do projeto envolveu estudantes e a comunidade escolar com a diversidade poética da periferia, apresentando outros olhares e contextos socioculturais, além de possibilitar a produção de poesias autorais pelos alunos.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do Sistema de Bibliotecas da UFMG.