FMP realiza Seminário no Jequitinhonha e fortalece ações para a criação da Casa da Mulher Brasileira

FMP realiza Seminário no Jequitinhonha e fortalece ações para a criação da Casa da Mulher Brasileira

Em Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, a Frente Mineira de Prefeitos, em parceria com o Ministério Público estadual, realizou o Seminário Regional Construindo Políticas Públicas para as Mulheres – Mobilização dos Homens.

O evento foi realizado no Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (6/12), com a participação de várias lideranças municipais e da região, vice-prefeita de Itaobim, Jerusa Souza, Secretaria Municipal de Assistência Social, PMMG, Polícia Civil, autoridades regionais e população.

Daniel Sucupira, presidente da FMP, destacou a importância da mobilização no Vale do Jequitinhonha. “Nosso objetivo foi levantar a voz dessa região na busca de ações concretas que promovam o enfrentamento direto à violência cometida contra a mulher.”

MARCO NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Na avaliação de Patrícia Habkout, do Ministério Público MG, a realização do seminário representa um marco. “Nós temos muitos desafios para interiorizar as políticas públicas e garantir a todas as mulheres de Minas Gerais a proteção da Lei Maria da Penha, que é uma necessidade”, enfatizou.

Patrike Chaves, da Secretaria municipal de Assistência Social, destacou o trabalho do Grupo Feminino de Itaobim, que está sempre lutando pelos direitos das mulheres.

O prefeito Vavá Senna, de Medina, parabenizou o trabalho da FMP na região. “Essa iniciativa é muito importante para que chegue como proposta ao governo federal. Já estamos dando o primeiro passo”, ressaltou.

Carlos Sena, prefeito de Jenipapo de Minas, reforçou a importância da ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder, de modo a contribuir para viabilizar as políticas públicas essenciais de combate à violência.

CASA DA MULHER BRASILEIRA

Dentre as ações concretas que foram encaminhadas no encontro, está previsto somar forças para que seja implementada no Vale do Jequitinhonha a Casa da Mulher Brasileira. Por meio da união das autoridades, prefeituras, Ministério Público, representantes de entidades e movimentos sociais.

“Entendendo que a Casa a ser implementada no Vale é uma das alternativas que teremos para que as mulheres possam ser melhor acolhidas em todo esse programa. E essas políticas públicas de combate à violência possam ser realizadas nessa região”, reforça Daniel.

Durante o Seminário, Lizian Martins, membro da coordenação dos Fóruns Regionais de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Baixo e Médio Jequitinhonha, falou sobre o fenômeno da violência que está estruturado mundialmente num sistema machista e patriarcal e a importância da mobilização para vencer esses desafios.

Participaram do Seminário representantes dos municípios de Itaobim, Rubelita, Rio do Prado, Almenara, TeófiloOtoni, Medina, Araçuaí, Jequitinhonha, Jenipapo de Minas, Itinga, Coronel Murta e Ponto dos Volantes.