Novo projeto A Cor da Comunidade oferece atividades gratuitas para crianças e adolescentes de Contagem

Novo projeto A Cor da Comunidade oferece atividades gratuitas para crianças e adolescentes de Contagem

Com foco no protagonismo juvenil e valorização do território, a iniciativa promoverá oficinas de cidadania, liderança e linguagens artísticas para 120 crianças e adolescentes do Aglomerado Frigo Diniz e arredores

 

O projeto visa oportunizar o desenvolvimento humano integral dos participantes, estimular a liderança comunitária e o protagonismo de 120 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, buscando despertar o senso de pertencimento e a coletividade, além de fortalecer vínculos entre famílias, comunidade e escolas locais. O Projeto A Cor da Comunidade integra o programa social Plantar e Construir, da CNH, que atua na região desde 2013.

 

Utilizando metodologias ativas, os participantes serão estimulados a ampliar suas habilidades de participação cidadã e a se engajar de forma crítica e propositiva nos processos que impactam suas vidas e o bairro onde vivem. Durante o projeto, a fotografia e o grafite serão utilizados como linguagens para expressar as reflexões sobre a realidade pelos participantes.

 

Adriana Alves, gerente do projeto, destacou a respeito da escolha das duas manifestações artísticas como linguagens: “A escolha surgiu da necessidade de trabalhar com linguagens acessíveis, atrativas e próximas da realidade da juventude do território. Ambas as artes permitem expressar identidade, registrar vivências e ressignificar o espaço urbano, transformando muros e imagens em narrativas de pertencimento e coletividade, dialogando diretamente com os problemas identificados no diagnóstico comunitário.”

SERVIÇO

•  Nome do projeto: A Cor da Comunidade

•   Objetivo: contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, prioritariamente do

Aglomerado Frigo Diniz, Inconfidentes e entorno, incentivando seu protagonismo e fortalecendo a

ressignificação e a valorização do território onde vivem.

• Perfil do público atendido: 120 crianças e adolescentes com faixa etária entre 6 e 17 anos.

• Instituição atendida: Escola Municipal Heitor Villa Lobos | Escola Municipal Professora Lígia Magalhães

• Período de execução: 12 meses

• Inscrição: Os interessados devem entrar em contato com (31) 99622-3812 – Priscila Antão, Coordenadora do Projeto.

 

 

Foto: enviada sem crédito