Senac e Circuito das Grutas impulsionam transformação gastronômica nos 15 municípios da Rota do Frango

Senac e Circuito das Grutas impulsionam transformação gastronômica nos 15 municípios da Rota do Frango

A parceria entre o Senac Minas e a Associação Circuito Turístico das Grutas (IGR Grutas) lidera uma iniciativa ambiciosa para promover a transformação gastronômica nos 15 municípios que compõem a Rota do Frango em Minas Gerais. O projeto visa fortalecer a identidade alimentar da região e também impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico local. Dois encontros já foram realizados para apresentação dos dados, sendo escolhidas as cidades de Lagoa Santa e Sete Lagoas.

A pesquisa realizada pelo Programa Primórdios da Cozinha Mineira do Senac entrevistou mais de 78 empreendedores e profissionais da cadeia produtiva do turismo e gastronomia em cidades como Sete Lagoas, Prudente de Morais, Matozinhos, Capim Branco, Pedro Leopoldo e outras. A pesquisa detalhada revelou não apenas os segredos e peculiaridades da culinária local, mas também identificou áreas de oportunidade para o crescimento e aprimoramento da gastronomia regional.

Capacitações

Com base nos resultados da pesquisa, o Senac está promovendo uma série de capacitações e práticas nos meses de abril e maio, que abrangerão todos os aspectos da preparação e apresentação de pratos típicos da região. Desde a seleção dos melhores ingredientes até a elaboração de novas receitas, os participantes das capacitações aprenderão técnicas avançadas para elevar a qualidade e autenticidade dos pratos oferecidos aos turistas e moradores locais.

Além disso, as capacitações não se limitarão apenas aos restaurantes e estabelecimentos de gastronomia. O programa será estendido para envolver também a hotelaria e os serviços turísticos, visando proporcionar uma experiência gastronômica completa e integrada aos visitantes da Rota do Frango. Espera-se que essa abordagem holística contribua significativamente para o fortalecimento do turismo na região e para a consolidação do Circuito das Grutas como um destino turístico de destaque em Minas Gerais.

Rota do Frango

A Rota do Frango, que compreende uma variedade de pratos tradicionais à base de frango em diferentes municípios, emerge como um corredor gastronômico único, onde os sabores e fazeres locais se encontram para celebrar a riqueza culinária da região. Desde o frango de granja até o frango caipira, essa ave desempenha um papel central na cultura e economia local, refletindo a diversidade e tradição da cozinha mineira.

Além disso, a contemporaneidade da gastronomia local se manifesta em uma ampla gama de opções, desde pratos tradicionais até versões inovadoras encontradas em estabelecimentos como hamburguerias, padarias e bares. Essa diversidade de oferta gastronômica não apenas enriquece a experiência dos visitantes, mas também fortalece a economia local, gerando oportunidades de negócios e empregos para os moradores da região.

Ao promover a capacitação e valorização dos profissionais da gastronomia local, o Senac e o Circuito das Grutas desempenham um papel fundamental na transformação e fortalecimento dos 15 municípios da Rota do Frango. Espera-se que esse esforço conjunto não apenas eleve a qualidade da oferta gastronômica, mas também posicione a região como um destino turístico de excelência, reconhecido tanto nacional quanto internacionalmente pela sua riqueza culinária e cultural.