Especialista indica cuidados para prevenir doenças respiratórias no tempo seco

Especialista indica cuidados para prevenir doenças respiratórias no tempo seco
Sintomas podem ser parecidos aos da Covid-19 e cuidado deve ser redobrado 

Rinite alérgica, asma, o resfriado, sinusite e bronquite são algumas doenças respiratórias que tendem a se agravar no inverno, época em que a umidade relativa do ar fica mais baixa. Nesse período os cuidados devem ser redobrados e medidas simples podem ser adotadas para aliviar os sintomas das doenças, trazendo mais conforto quando o tempo estiver mais seco.  

De acordo com a professora do curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras, Renata Titoneli, a diminuição da umidade causa o ressecamento da pele e das mucosas, favorecendo as manifestações alérgicas e doenças respiratórias. “Em dias frios acontece a vasoconstrição para manter o aquecimento corporal. Quando o clima está frio as vias respiratórias são comprometidas – na respiração ocorre perda de água e calor – e o transporte do muco é reduzido facilitando com que a proliferação de doenças”, explica. 

A professora comenta ainda que principalmente em junho, com a chegada do inverno, é normal que a população já comece a sentir os primeiros efeitos da estiagem e perceba a diminuição da umidade, pois a seca é ainda mais rigorosa. “Para equilibrar a situação não esqueça de andar com uma garrafinha de água. Se tiver alérgicos em casa evite varrer, deve-se passar pano úmido para limpar o ambiente e diminuir o contato com os pelos dos animais de estimação”, diz.  

A especialista acrescenta ainda que a atenção deve ser redobrada, principalmente porque, em muitos casos, os sintomas são parecidos aos da Covid-19. “Os sintomas mais comuns em pessoas infectadas são febre, coriza, dor de garganta e dor no corpo. Logo nos primeiros sinais procure um posto de saúde para realizar o mais precocemente possível o teste”, orienta. “Lembre-se, a prevenção é a melhor forma de combater a doença e cuidar das pessoas que amamos”, completa a professora. 

Para diminuir os efeitos da estiagem, que em Minas Gerais tem início em meados do junho e perdura até o fim do ano, a professora indica alguns cuidados que podem ser adotados para aliviar sintomas, evitar doenças respiratórias e passar pelo período com mais conforto: 

– Vacine-se anualmente contra a gripe; 

– Vacine-se contra Covid-19 (dentro da faixa etária proposta pelas prefeituras); 

– Beba bastante água para hidratar as vias aéreas, sempre em quantidade suficiente para deixar a urina amarelo-clara; 

– Consuma alimentos ricos em vitamina C – frutas ácidas, couve e brócolis, além de produtos enriquecidos com esse nutriente; 

– Lave as narinas diariamente com soro fisiológico; 

– Coloque bacias e toalhas molhadas nos ambientes para torná-los mais úmidos; 

– Mantenha ambiente limpo e arejado; 

– Se tiver quintal com jardim/grama, molhe as plantas no fim do dia para umidificar o ambiente; 

– Evite exercícios físicos entre 11h e 15h; 

– Cuide bem de sua imunidade com uma alimentação saudável e uma boa noite de sono;  

– Evite permanecer em lugares fechados com muitas pessoas; 

– E se já possui histórico, redobre os cuidados. 

 

Sobre a Faculdade Pitágoras   

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.  

   

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. 

   

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site.     

Sobre a Kroton 

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br